PortugueseEnglish
PortugueseEnglish

José Pacheco Tenreiro de Pina nasceu em Gouveia, distrito da Guarda, em 03 de novembro de 1975, onde viveu até aos seus 19 anos, tendo desde tenra idade feito parte da vida associativa da sua terra (Rio Torto), dos quais se destacam a «Banda Filarmónica Riotortense», onde foi músico, do «Grupo de Cantares e tradições da nossa terra», do «Grupo de Jovens de Rio Torto» e do «Grupo Desportivo».

 

Licenciado em Direito, é Mestre em ciências jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, possuindo outras formações de nível académico, de onde se destaca um curso de Legística pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

 

Foi militar da Força Aérea Portuguesa, tendo obtido a sua formação militar no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), desempenhando funções na Base Aérea n.º 5 (Monte Real) e posteriormente no Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA) em Alverca.

 

Foi órgão de polícia criminal da Guarda Nacional Republicana, tendo desempenhado funções no 3.º Esquadrão a Cavalo do antigo Regimento de Cavalaria, no entanto, a maior parte da sua carreira policial foi desenvolvida na Brigada de Trânsito, onde terminou a sua carreira policial.

 

Desempenhou funções de assessoria jurídica no CARI/Ministério da Administração Interna, passando posteriormente a ser quadro do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), tendo sido também quadro da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e posteriormente regressado ao IMT, I. P.

Em 2017 ingressou na equipa do órgão de direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alverca, pelas mãos do Eng. Luís Coimbra, então presidente da direção, e desde janeiro de 2020 que assumiu a presidência da Direção da Associação.